Após um período em que operou rotas nacionais, o primeiro Airbus A320neo da Latam assumiu o voo entre Guarulhos e Buenos Aires (Aeroparque) nos últimos dias. A estreia de voos internacionais será complementada pela segunda aeronave do tipo (prefixo PT-TMM) que deve chegar ao Brasil até o final do ano – ela recebe a pintura da companhia e está perto de deixar a fábrica em Hamburgo.

Além de Buenos Aires, a Latam informa que o A320neo atenderá a outros destinos. Córdoba, Rosário, Santiago do Chile, Bogotá, Lima, Montevidéu e Assunção estão dentre eles. A configuração adotada pela empresa é de classe única com 174 assentos.

Mais econômico

O A320neo é uma versão avançada do birreator que utiliza motores mais eficientes fabricados pela Pratt & Whitney, o PW1100-JM, além de se diferenciar externamente pelos ‘sharklets’, espécie de winglets de grandes dimensões que ajudam a economizar combustível.

O primeiro exemplar do modelo (PT-TMN) foi entregue à Latam no final de agosto e passou a voar em 19 de setembro. Ele decolou de Guarulhos com destino a Porto Alegre, tornando a empresa a primeira das Américas a entrar em serviço.

A corrida por aviões mais econômicos tem feito as principais companhias aéreas brasileiras acelerarem a adoção de jatos modernos. Há menos de um mês, a Avianca recebeu seu primeiro A320neo enquanto a Azul fez o mesmo uma semana depois.

Fonte Airway